Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Credenciamento

Para que seja possível o envio de matérias no Diário Oficial Eletrônico do Estado, é necessário que seja feito o credenciamento de sua empresa. Logo em seguida, deverá  ser realizado o cadastro de um usuário que será responsável pelas publicações pela sua empresa. Este usuário deverá ser um funcionário da empresas.

Observe as instruções abaixo para fazer o credenciamento.

Empresas Privadas

Credenciamento para publicação pela própria empresa

Para a publicação de matérias no Caderno Indústria e Comércio, é necessário fazer o credenciamento no site utilizando o certificado digital. 

Para fazer o credenciamento, tenha em mãos o seu certificado digital e-CNPJ (token, Smartcard ou arquivo) e clique aqui. Após isto, estará apta para publicação.

Caso a sua empresa ainda não possua o certificado digital e-CNPJ, clique aqui para solicitar a emissão do certificado a uma das Autoridades Certificadoras Habilitadas pela Receita Federal do Brasil.

Sua empresa pode fazer uma publicação por ela mesma ou ser relacionada para publicação de matérias no Diário Oficial Eletrônico do Estado através de outra empresa (ex.: agência de publicidade ou assessoria de comunicação). 

Validação para permitir que a publicação seja realizada por outra empresa

Para permitir que outra entidade publique em nome de sua empresa, é necessário que esta entidade faça o credenciamento e solicite sua autorização para o envio de matérias para publicação, através do site do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul. A sua empresa receberá um e-mail para validar esta autorização. Para isto, tenha em mãos seu certificado digital (token, Smartcard ou arquivo) e clique aqui para para validar o credenciamento da empresa que irá publicar em nome de sua empresa.

Prefeituras, Câmaras, Entidades e Esferas Federais

Credenciamento para publicação pela própria Prefeitura/Câmara/Entidade/Esfera Federal

Para a publicação de matérias no Diário Oficial Eletrônico do Estado, é necessário fazer o credenciamento no site. Ao final do credenciamento, será enviado um e-mail contendo os dados para o acesso à página de publicação de matérias. Para sua segurança, as entidades recém credenciadas necessitarão de uma liberação pela PROCERGS. Assim que estiver liberado, as matérias poderão ser enviadas para publicação.

Após o credenciamento, o responsável irá receber o contrato para assinatura.

As publicações serão contabilizadas e faturadas no mês subsequente.

Para fazer o credenciamento, clique aqui.

Validação para permitir que a publicação seja realizada por outra empresa

Para permitir que outra entidade publique em nome de sua Prefeitura/Câmara/Entidade/Esfera Federal, é necessário que esta entidade faça o credenciamento e solicite sua autorização para o envio de matérias para publicação, através do site do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul.A sua Prefeitura/Câmara/Entidade/Esfera Federal receberá um e-mail para validar esta autorização. Para isto, tenha em mãos seu certificado digital (token, Smartcard ou arquivo) e clique aqui para para validar o credenciamento da empresa que irá publicar em nome de sua empresa.

Entidades que publicam em nome de outras empresa

Para a publicação de matérias, em nome de outra empresa, inicialmente é necessário fazer o credenciamento de sua empresa no site do Diário Oficial Eletrônico utilizando o certificado digital. Após o seu credenciamento, deverão ser cadastradas as empresas que a sua entidade representa na publicação de matérias. Para isto, acesse o site do Diário Oficial Eletrônico e identifique-se. No menu "Cadastro", clique no item "Entidades", e cadastre as empresas que sua entidade irá representar, identificando o e-mail do aprovador da empresa a ser representada. Este receberá um e-mail, solicitando a aprovação do cadastro. Após a aprovação da empresa a ser representada, a sua entidade estará apta para fazer as publicações em seu nome.

Para fazer o credenciamento, tenha em mãos o seu certificado digital (token, smartcard ou arquivo) e clique aqui.

Caso a sua entidade ainda não possua o certificado digital e-CNPJ, clique aqui para solicitar a emissão do certificado a uma das Autoridades Certificadoras Habilitadas pela Receita Federal do Brasil.

Outra forma de fazer a publicação em nome de outra empresa é solicitar a esta empresa que cadastre um usuário em nome de sua entidade. O usuário responsável pela publicações (funcionário da empresa) deverá fazer este cadastro.

Administração Pública

Os órgãos da Administração Pública Estadual deverão fazer suas publicações através do sistema SGM - Sistema de Gerenciamento de Matérias.

Para acessar o sistema SGM, clique aqui

Se seu órgão ainda não está cadastrado para a utilização do sistema SGM, entre em contato com a PROCERGS através da caixa postal cadastrosgm@diariooficial.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3210-3708.

Abaixo, seguem as instruções para o cadastro no SGM.

   Instruções para o cadastro no SGM AdmPublica (.pdf 55,50 KBytes) 

Para participar do treinamento à distância, sobre a utilização do SGM, envie um e-mail para dt@procergs.rs.gov.br contendo o nome, matrícula e e-mail dos participantes.

Requisitos para utilizar o certificado digital no credenciamento

Hardware

  • Certificado Digital (emitido por Autoridade Certificadora)
    • Tipo: A1 e A3
      • Preferencialmente em Smartcard - cartão magnético com chip criptográfico.
      • Pode também estar armazenado em um token criptográfico.
    • Padrão: ICP-Brasil
    • Formato do certificado deve ser compatível com e-CNPJ
  • Leitora de cartão (Smartcard) ou porta USB (token)

Software

  • Instalação do CSP:
    • Estações de Trabalho (32 bits): CSP instalado deve ser de 32 bits.
    • Estações de Trabalho (64 bits): CSP instalado deve ser de 64 bits.
  • Driver da Leitora (Smartcard):
    • O driver da leitora deve estar instalado na estação de trabalho.
    • Por padrão, os drivers de leitoras estão vindo instalados no Windows.
  • Estação de Trabalho:
    • Sistema Operacional: Windows (XP, Vista, 7, 8 ou 10).
    • Navegador: Mozilla Firefox, Google Chrome ou Internet Explorer 9 ou superior.
    • Máquina Virtual Java: Java versão 8 ou superior. Para verificar a versão do Java instalado na sua estação de trabalho clique aqui.
    • Conexão Internet mínima: 2 Mb dedicados ou 10Mb compartilhados

Assista nosso tutorial em vídeo

00:00:00/00:00:00

Como Fazer o Credenciamento

Como fazer o credenciamento do Diário Oficial do Eletrônico. Crédito: TV PROCERGS

Diário Oficial do Rio Grande do Sul